GEOGRAFIA

RELIGIÕES:  

                       O Islamismo

O Islamismo não é uma religião nova, tem aproximadamente 1500 anos, e é tão antigo quanto o cristianismo. Hoje cerca de 1.300.000.000 da população mundial são muçulmano (Um quinto da população do planeta). É a religião que mais cresce. Cerca de 70% das pessoas que se convertem em alguma religião, escolhem o islamismo. Praticamente em todos os países do mundo existem muçulmanos. 
O Islamismo é uma verdade que Deus revelou ao profeta Maomé, não é somente uma revelação, e que além de religião é um sistema de vida completo. Maomé morreu em 632, foi quando o islã entrou num período mais vulnerável. 
O Alcorão que é o livro sagrado para eles, quando mais velozmente uma pessoa entende o alcorão e segue seu mensageiro, maior é certeza de alcançar o paraíso.
No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos para 
país. Depois, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, 
contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada 
em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no 
Brasil.





HINDUÍSMO

É a terceira religião com o maior número de fiéis no mundo (depois do Cristianismo e islamismo) e seus preceitos influenciam fortemente a organização da sociedade indiana. O hinduísmo é um conjunto de princípios, doutrinas e práticas religiosas conhecido dos seguidores pelo nome sânscrito Sanatana Dharma, que significa a ordem permanente. Está fundamentado nos Vedas (conhecimento, em sânscrito), textos sagrados compostos de hinos de louvor e ritos. Suas características principais são o politeísmo e a crença na reencarnação.

    O Hinduísmo baseia-se em uma memória coletiva sobre deuses tribais e cósmicos transmitida oralmente e, posteriormente, registrada em livros sagrados, os Vedas. Esses livros são agrupados em quatro volumes.

Segundo os Vedas, o ser humano está preso a um ciclo eterno de morte e renascimento, chamado samsara, pelo qual está fadado a reencarnar e a sofrer em infinitas vidas. As reencarnações, como ser humano ou animal, são regidas pelo carma, preceito segundo o qual a forma como renascemos em nossa vida atual foi definida na vida anterior, pelo estágio espiritual que alcançamos e os atos que nela praticamos.







                                                   Budismo

   Seguem os ensinamentos do Buda Sakyamuni (Sidharta Gautama). Sua fé está baseada na Lei de Causa e Efeito que permeia o universo é compreende todos os fenômenos. Acreditam no potencial inato de cada ser humano e que todas as pessoas são capazes de atingir a iluminação e se tornarem Budas, portanto cada indivíduo é responsável por sua própria salvação não dependendo de nenhuma força externa. É uma religião Não-Teísta (por não haver a figura de um deus) e a base de seus ensinamentos estão contidos nos Sutras proferidos pelo Buda Sakyamuni e em outras escrituras de importantes mestres budistas, o principal sutra dentro das escolas Mahayana é o Sutra de Lótus.







                                                            Cristianismo

  O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento. Os cristãos acreditam que Jesus é o Messias e como tal referem-se a ele como Jesus Cristo. Com cerca de 2,1 bilhões de adeptos (segundo dados de 2001), o cristianismo é hoje a maior religião mundial. É a religião predominante na Europa, América do Norte, América do Sul, Oceania e em grande parte de África.
O cristianismo começou no século I como uma seita do judaísmo, partilhando por isso textos sagrados com esta religião, em concreto o Tanakh, que os cristãos denominam de Antigo Testamento. À semelhança do judaísmo e do islão, o cristianismo é considerado como uma religião abraâmica.
Segundo o Novo Testamento, os seguidores de Jesus foram chamados pela primeira vez "cristãos" em Antioquia (Actos 11:26).





   Abaixo você poderá observar como as principais religiões são distribuídas no mundo:



No link abaixo você poderá assistir ao filme "Percépolis" :
https://www.youtube.com/watch?v=5Q_WXPXq-WM

 O Filme mostra a história de uma garota de 10 anos iraniana chamada marjane que, em 1970, por uma revolução em seu país, que de monárquico passa a ser islâmico e extremamente conservador. Onde a garota sofre muitas mudanças, como começar a usar véu, ter que se separar de seus amigos pois eram do sexo oposto e outras que são retratadas no filme.
 Quando se refugia na Austrália já na adolescência, deixa pra trás os perigos do novo governo, mas com isso, seus pais também. Mas também sofre quanto chega em um país onde está sozinha,sem amigos, sem família, onde ninguém segue sua religião, não tem as mesmas origens, sofre com preconceito, e isso à deixa solitária, mas com o tempo vai se encaixando e fazendo amizades.
  Depois de 4 anos longe de casa e de sua família, ela começa a se sentir deslocada, e então Marjane decide voltar a sua terra natal.
  Além do filme tratar de um assunto sério, o filme trás cenas de divertidas e de humor.
 Em resumo, o filme conta a historia de uma garota que sofre com a revolução do seu pais, e busca refugo em outro pais onde sofre constrangimentos pela sua origem, por não ter ninguém próximo, mas supera isso, e resoltar voltar a seu pais depois que a revolução acaba, e durante essa historia ela se torna uma mulher que se recusa a aceitar o que era-lhe imposto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário